miércoles, 10 de agosto de 2011

[BR] tranS(obre)por - Instalação Sonora em processo de Marcelo Armani


tranS(obre)por ("my silence in the city")
Instalação Sonora em processo
Marcelo Armani


TranS(obre)por é uma Instalação Sonora em processo que teve  por objetivo mapear e transportar para a galeria os sons existentes no ambiente urbano da cidade de Porto Alegre. Para isso, o artista percorreu durante o período de 18 de julho a 07 de agosto alguns locais na cidade, coletando fragmentos com o auxílio de um gravador digital e de um microfone de contato. Estes elementos foram editados, sobrepostos e empilhados um a um.
O resultado deste trabalho é a composição de quatro faixas criadas durante o tempo em que a obra estava em processo. Cada faixa retrata o ambiente sonoro encontrado pelo artista em suas saídas de campo. São os registros de lugares urbanos, do cotidiano social, de um pequeno momento no espaço-tempo que por questões aleatórias jamais se repetirão, o som amplificado da ressonância da própria sala Augusto Meyer, os ruídos produzidos pelos outros artistas durante a montagem de suas obras, a peculiaridade sonora presente em pontos tão comuns ao nosso convívio e que não os percebemos por questões particulares à vida de cada um de nós.
Como forma de estimular esta percepção, fios de áudio partem dos locais presentes nos mapas onde estes fragmentos foram coletados e por fim se conectam aos cabos, formando uma espécie de rede, de sistema sanguíneo cujos caminhos “conduzem” estes sons até cada um dos autofalantes.
Esta instalação integra a mostra coletiva dentro do projeto de exposição Empilháveis IV. As obras estarão em exposiçãoaté o dia 28 de agosto de 2011, na Galeria Augusto Meyer, Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre, RS, Brasil.
 
Serviço:
O que: Exposição Empilháveis IV
Onde: Galeria Augusto Meyer, CCMQ, Porto Alegre, RS, Brasil
Quando: do dia 21 de julho até o dia 28 de agosto de 2011.
 
Quanto: Entrada franca.

M.ARMANI